top of page

SEMANA DA ALIMENTAÇÃO NATURAL Post 1

  • Hellen Pivato Schroeder
  • 1 de out. de 2017
  • 2 min de leitura

O que é essa tão falada ALIMENTAÇÃO NATURAL?

Com a atual tendência de consumirmos alimentos cada vez mais naturais e menos industrializados, é natural que esta preocupação se volte também para os nossos pets. Se nós devemos ingerir alimentos com o menor processamento possível, então por que os nossos cães precisam, necessariamente, de alimentos industrializados?

Eu sou nutri de pessoas, e demorei muuuito pra entender que, assim como nós, a "cura" de alguns tipos de doenças para cães, pode ser o alimento natural/ não processado.

Explicando então, no que consiste a AN..

Alimentação natural ou caseira para cães é o uso de ingredientes frescos e naturais para o preparo da dieta dos nossos animais. Para que seja feita corretamente, é preciso que o tutor obtenha orientação nutricional junto ao seu médico veterinário ou, preferencialmente, um nutricionista veterinário. A dieta prescrita pelo profissional pode variar conforme a idade do animal, o seu estado nutricional (se o cão está magro, obeso, ou dentro de um peso adequado), e, também, se ele tem ou não alguma doença que exija adaptações na dieta.

Dessa forma, o tutor que opta pela dieta caseira ou alimentação natural deve estar disposto a adquirir e preparar regularmente alimentos especificamente para os seus cães. Algumas empresas já vendem porções prontas para cães (congeladas, frescas, ou desidratadas), embora, neste caso, o custo acabe sendo um fator limitante especialmente para cachorros grandes.

As dietas caseiras, ou alimentação natural (AN) para cães podem ser divididas em algumas categorias:

- BARF: “Comida Crua Biologicamente Apropriada” (Biologically Appropriate Raw Food). é uma dieta 100% crua, majoritariamente carnívora, com até 20-25% de vegetais crus liquidificados. A base da BARF são os ossos carnudos crus conhecidos como meaty bones.

- Cozida: Mais amplamente conhecida como “dieta caseira”, a alimentação natural cozida também usa ingredientes frescos, porem é necessário efetivamente cozinhar os ingredientes. Pela ausência de ossos, deverá ter suplementação de cálcio.

- Crua sem ossos: Consiste em oferecer os mesmos alimentos da "cozida", sem ossos, porém todos os alimentos crus. Como não há ossos, deverá ser feita a suplementação com cálcio também.

- Dietas específicas: Na Alimentação Natural, diferentemente da ração, conseguimos oferecer e excluir alimentos específicos seja ele por alergia, ganho de peso, perda de peso, gestante e lactante, nutriz (quando amamenta), idosos, mistura em leite para recém-nascido, doença renal, doença neurologia e mais algumas dezenas de particularidades assim otimizando o tratamento.

Um exemplo que me deixa fascinada é a low carb pra cães com câncer.. isso é mais pano pra manga ahahah deixa pra outro dia!

TODAS, sem exceção, das dietas citadas acima precisam de acompanhamento de algum profissional ESPECIALISTA na área (vocês vão saber porque eu bato taaaanto nessa tecla rs).

A AN é muito mais que oferecer resto de comida do jantar, ou arroz com frango..

Durante a semana nós vamos abordar algumas recomendações para cães saudáveis 🙂

REFERÊNCIA: Dra. Sylvia Angélico in Cachorro Verde Dra. Tatiana Cordeiro in Bicho Natural Dr. Marcelo G in Cachorro Saudável www.barfworld.com


コメント


© 2023 por Sal & Pimenta. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page