OSSOS RECREATIVOS
- Karla Menezes
- 16 de set. de 2017
- 2 min de leitura
Você sabia que os ossos não são vilões?
Muitos de nós temos a ideia de que dar ossos aos nossos pets é perigoso mas os ossos oferecidos de forma correta são ótimos aliados na recreação e limpeza dos dentes dos nossos meninos.
O grande perigo esta em oferecer ossos cozidos pois esses se partem facilmente podendo provocar perfurações, engasgos e até mesmo a morte do seu pet. Dar ossos crus ajuda na limpeza do tártaro entre os dentes, exercita o maxilar e ajuda na recreação do seu pet diminuindo um pouco aquela coceirinha de roer os seus móveis.
A forma correta de oferece-los é congelando ossos grandes e crus por pelo menos 3 ou 5 dias para matar as bactérias e micro-organismos.
Após esse período os ossos devem ser descongelado na geladeira por cerca de 12 horas antes de serem oferecidos,lembre-se sempre que os ossos devem ser oferecidos com supervisão.
Devem ser evitados ossos de animais pequeninos como peru e frango, opte por ossos de vaca/boi, porco e cordeiro como por exemplo Joelho e Tíbia (são os mais conhecidos).
Deixe o seu bichinho brincar cerca de 40 a 60 minutos com osso e depois retire, se quer aproveitar os benefícios da higiene oral torne então um habito e ofereça entre uma a duas vezes por semana.
Dê o osso em um local fácil de limpar pois como se trata de um osso cru faz um pouco de sujeira, pode acontecer do seu animal após brincar com osso vir a fazer um coco meio esbranquiçado, esfarelado ou “fedido” não se preocupe é normal.
Caso o seu animalzinho passe mal pense em todo processo que fez até o osso chega a ele, veja se deu um osso suficientemente grande, se não ficou tempo demais brincando.
Após analisado a situação tente novamente e caso aconteça novamente suspenda a utilização pois o osso não estrá agregando nada em sua alimentação e deixará de ser uma coisa prazerosa para se tornar uma angustia para ambos.
NUNCA substitua ossos crus por ossos prensados , os ossos prensados sofrem inúmeros processos químicos que podem prejudicar a saúde do seu animal além de correr o risco de asfixia pois os mesmo ficam moles e soltam pedaços.
Texto elaborado por KARLA MENEZES
avaliado por Daniel Azevedo,cursando Veterinária.

Kommentare