Não fale na hora errada!
- Sandro Oliveira
- 15 de set. de 2017
- 1 min de leitura
Um dos erros mais comuns que observamos nos tutores, são as tentativas frustradas de modificar algum comportamento falando e “argumentando” com o cão.
Além da frustração em não conseguir um bom resultado, na maioria dos casos temos um efeito justamente contrário do que gostaríamos: recompensamos a ação indesejável!
Quando seu cão exibe um tipo de ação que você não acha correta e você tenta chamar a atenção dele falando “não”, “saia daí” , “já falei pra você não fazer isso” e coisas do tipo, você recompensa o mau comportamento dando atenção, o que é justamente o que seu cão quer.
A atenção dos tutores em forma de som (fala) é uma das recompensas mais poderosas para os cães, ou seja, quanto mais você fala com o seu cão durante uma ação indesejável, pior o comportamento fica.
Em vez de falar com o cão, procure descobrir três coisas importantes:
– As reais causas daquele comportamento – Como evitar o acesso a locais onde o cão mostra o comportamento indesejável – Se o cão esta sendo atendido quanto a gasto de energia física, mental e social.
Com essas informações você pode se antecipar a ação indesejável e corrigir o problema de forma positiva e eficiente, deixando a fala apenas para as demonstrações de interação e afeto.
Bom treino!
Foto: Scarlet, Thais benedeti
Por Sandro Oliveira,Educador Canino

Commenti